Contato

Fale com a gente

Tem alguma dúvida?

Nossa lista de perguntas frequentes pode ajudar.

Tem alguma dúvida?

Nossa lista de perguntas frequentes pode ajudar.

1. Há algum custo para me inscrever e concorrer ao Prêmio?
Não. A inscrição e o processo de avaliação são totalmente gratuitos.

2. Quem pode participar?
O Prêmio destina-se às empresas do setor industrial, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação do país. Abrange ainda os pesquisadores que apoiaram as empresas em seus projetos de inovação.

3. Como se inscrever no PNI?
A inscrição para a 8ª Edição do Prêmio Nacional de Inovação é realizada através do sistema do PNI, até 28/04/2023. Acesse aqui.

4. Quais as vantagens em participar da premiação?
Ao participar da premiação, o participante fará um autodiagnóstico capaz de permitir a melhoria do desempenho de inovação dos participantes. Todos os candidatos inscritos terão direito ao Relatório de Avaliação, elaborado por especialistas em inovação que compõem o grupo de avaliadores. Esse relatório apresenta o feedback da avaliação, com os pontos fortes, as oportunidades de melhorias, além do comparativo do desempenho da candidatura com relação às demais da mesma modalidade.

5. Todos os participantes inscritos recebem o Relatório de Avaliação?
Sim, todas as empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores inovadores que finalizarem a fase de inscrição terão direito ao seu Relatório de Avaliação.

6. Quais empresas podem concorrer?
Para a modalidade 1 (empreendedor individual, micro ou pequeno negócio), a empresa poderá ser dos setores industrial, serviços, comércio ou agronegócio. Para as modalidades 2 (média empresa do setor industrial) e 3 (grande empresa do setor industrial), é necessário o enquadramento como empresa industrial, como empresa participante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) ou como contribuinte do Sistema Indústria.

7. Minha empresa foi vencedora na edição anterior, posso concorrer?
As empresas vencedoras do PNI edição 2021/2022 podem se candidatar na 8ª edição (2023), contudo, não poderão concorrer na mesma categoria/subcategoria em que foram vencedoras na edição anterior. As empresas que foram reconhecidas vencedoras em todas as categorias do PNI e/ou que possuem notório reconhecimento em Inovação no Brasil e no Mundo, ao se inscreverem serão enquadradas na categoria Hors Concours, (def. fora de competição).

8. Como ocorre a escolha da categoria para empresa?
Ao se inscrever como empresa, o participante está, automaticamente, se candidatando para concorrer nas subcategorias de Inovação: Inovação de Produtos, Inovação em Processos de Negócio, Inovação para Sustentabilidade, bem como ao Destaque Saúde e Segurança no Trabalho. A candidatura na categoria Gestão da Inovação (GI) é opcional.

9. Quais questões devo responder no questionário de autoavaliação de empresa?
O questionário de autoavaliação do participante empresa contém 70 questões. As 30 (trinta) primeiras, correspondentes aos Resultados da Inovação, são obrigatórias para todas as candidatas, uma vez que estão associadas à candidatura nas subcategorias de Inovação (Inovação de Produtos, Inovação em Processos de Negócio e Inovação para Sustentabilidade). As outras 40 (quarenta), correspondentes aos Fundamentos da Capacidade da Inovação, são opcionais, já que estão associadas à escolha pela candidatura na categoria Gestão da Inovação. As questões estão divididas em 5 (cinco) Temas de Resultados e 10 (dez) Fundamentos.

10. O que significa ter o cadastro da minha empresa com pendência CNAE?
Para serem inscritas no PNI, as empresas enquadradas nas modalidades 2 (média empresa) e 3 (grande empresa) devem ser do setor industrial, isto é, possuir ao menos um CNAE industrial entre o primário ou o(s) secundário(s). Quando essa determinação não é cumprida, o sistema do PNI sinaliza uma pendência de cadastro. No entanto, ainda que não disponha de CNAE industrial, a empresa pode se inscrever no PNI, nas modalidades 2 e 3, desde que seja participante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) ou comprove contribuição ao Sistema Indústria.

11. Posso me candidatar como pesquisador inovador?
Para concorrer como pesquisador inovador, o indivíduo deve ser indicado por uma empresa participante da edição atual do PNI, desde que tenha participado formalmente de um projeto de inovação bem-sucedido na empresa finalizado após 1 de janeiro de 2017.

12. Posso indicar mais de um pesquisador inovador?
Não. Será permitida somente 1 (uma) indicação de pesquisador por empresa participante. No entanto, caso o indicado não tenha interesse em participar e decline o convite, um novo pesquisador poderá ser indicado, desde que durante o prazo definido para a fase de Inscrição.

13. Como ocorre a escolha da categoria e modalidade para pesquisador inovador?
O pesquisador inovador concorre em uma categoria única, dividida em três modalidades correspondentes de acordo com o enquadramento da empresa:
Modalidade 1 – Pesquisador inovador em micro ou pequeno negócio;
Modalidade 2 – Pesquisador inovador em média empresa;
Modalidade 3 – Pesquisador inovador em grande empresa. Portanto, a modalidade do pesquisador corresponde à modalidade da empresa que o indicou, identificada automaticamente pelo sistema do PNI.

14. Quais questões devo responder no questionário de autoavaliação de pesquisador inovador?
O questionário de autoavaliação do participante pesquisador inovador contém 9 (nove) questões, divididas em três dimensões de avaliação: Entradas e gerenciamento de PD&I, Saídas e efeitos de PD&I, e Protagonismo do candidato.

15. O que é um ecossistema de inovação?
O ecossistema de inovação se caracteriza como um ambiente que promove a articulação, a interação e a cooperação entre os diferentes atores que o compõem, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações visando ao benefício mútuo e considerando a inovação como elo e foco principal.

16. Quais ecossistemas podem concorrer?
O ecossistema precisa ser atuante em um ou mais municípios ou microrregiões, desde que todos os municípios estejam a um raio de até 100 quilômetros da cidade-sede do ecossistema. Além disso, ele deverá ter implementado ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciem seu fortalecimento, nos últimos dois anos, tomando como referência a data de início das inscrições.

17. Quantos atores são necessários para cadastrar um ecossistema?
O ecossistema deve ser formado por, no mínimo, 4 (quatro) atores, considerando que tenha pelo menos um de cada segmento: universidade, empresa e governo. No entanto, caso o(s) município(s) que compõe(m) o ecossistema possua(m) mais 500 mil habitantes, é necessário inserir, no mínimo, 7 (sete) atores. Um dos atores deve ser o proponente da candidatura.

18. Como ocorre a escolha da categoria para ecossistema?
Existe apenas uma categoria para ecossistema denominada Gestão do Ecossistema de Inovação. Todos os ecossistemas estarão automaticamente participando dessa categoria.

19. Como ocorre a escolha da modalidade para ecossistema?
O enquadramento do ecossistema em uma modalidade é realizado de forma automática pelo sistema do PNI por meio da média ponderada de quatro critérios relacionados ao(s) município(s) envolvido(s) no ecossistema, solicitados durante o cadastro do participante: número de habitantes, produto interno bruto (PIB), número de universidades ou institutos de ciência, tecnologia e inovação (ICTI), e número de ambientes de inovação.

20. Quais questões devo responder no questionário de autoavaliação de ecossistema?
O questionário de autoavaliação do participante ecossistema contém 32 (trinta e duas) questões distribuídas em 8 (oito) fundamento de avaliação: Informação, Inovação, Internacionalização, Investimentos, Talento, Território, Setores e Ambientes de inovação.

21. Quando é entregue o Relatório de Avaliação?
O relatório será disponibilizado no sistema de gestão da premiação em até 20 (vinte) dias após a data do término da etapa atingida pela candidata.

22. Quando será a cerimônia de premiação da 8ª Edição?
No dia 26 de setembro de 2023, junto ao 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria com inscrição gratuita para os finalistas.

23. Qual a periodicidade do Prêmio?
O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa que acontece a cada dois anos.

24. Onde acesso os Termos de Uso e Política de Privacidade do Prêmio Nacional de Inovação?
Pode ser acessado a qualquer momento no site, sistema do participante ou clicando aqui.

25. Como receber notícias sobre a premiação?
Envie um e-mail para contato@premionacionaldeinovacao.com.br, manifestando seu interesse em receber nossas comunicações e acompanhe tudo sobre o cronograma da premiação.

Fale com a gente

contato@premionacionaldeinovacao.com.br

Comitê Gestor: (61) 3317-8980